Início » Tutoriais » Cupons de Desconto são seguros? Como funciona o código promocional

Cupons de Desconto são seguros? Como funciona o código promocional

Para os consumidores que procuram sempre as melhores ofertas e tem como objetivo comprar conscientemente, economizando e fazendo o dinheiro gasto valer a pena, uma das opções mais viáveis e cada vez mais utilizadas são os Cupons de Desconto.

Em uma época onde se compra mais pela internet e pelos aplicativos do que em lojas físicas, os Cupons vem com a promessa de garantir descontos simples e até grandes em compras feitas online.

Cupom de desconto

Como funcionam os Cupons de Desconto?

Se você já fez alguma compra online, seja por aplicativo ou site, sabe que em diversos locais é possível entrar com Cupons de Desconto. E isso se tornou uma febre com as compras e consumidores vindo dos Estados Unidos perto dos anos 2000.

Logicamente a prática começou antes com compras físicas. Os cupons não passavam de pequenos cartões de papel ou plástico descartável que continham uma promoção válida por certo tempo. Os cupons logo se popularizaram, pois são capazes de juntar o útil ao agradável, sendo uma vantagem para ambos cliente e lojista.

Tudo começou com o aumento exponencial da oferta de produtos e serviços. Com uma variedade grande de opções o mercado se torna extremamente concorrido e fica complicado para o lojista, que precisa da margem de lucro para sobreviver, competir com grandes empresas que podem cobrar preços menores e vendem em quantidade muito maior.

Sendo assim, como a quantidade passou a ser um dos maiores núcleos de venda, graças ao número populacional que consome, que se tornou muito alto, o lojista precisou olhar para melhores opções para que pudesse atrair o cliente, mas não perder seu lucro.

Foi assim que surgiu a ideia do cupom de desconto. Nascidos como panfletos e pequenos cartões de papel, a ideia foi estabelecer uma promoção de alguns ítens ou serviços que só poderia ser utilizada pelo cliente se ele estivesse com o cupom em mãos.

Os preços baixos das promoções fazem com que as pessoas tenham mais interesse em comprar, faz com que mais clientes sejam atraídos para o comércio e acaba compensando o valor baixo dos produtos e serviços com a quantidade de compradores.

E desde que isso começou a dar certo, praticamente todas as lojas ou provedores de serviços se especializaram em utilizar os cupons de desconto como uma das formas mais lucrativas e principalmente atrativas do mercado. Não é a toa que a moda pegou e atualmente mesmo empresas e marcas grandes apelam para um cupom promocional de vez em quando.

Desvantagens dos Cupons

Claro, junto com os benefícios vêm os maus usos dessa nova “tecnologia” de venda. Assim como todas as promoções que vemos por aí existe sempre a possibilidade de o cupom de desconto ser apenas uma farsa para atrair clientes que acham que estão pagando menos, mas na realidade estão pagando às vezes até mais.

Apesar disso esses casos compõem uma minoria dos usos. Com o advento da internet e da informação instantânea, global e extremamente liberal, não é mais uma vantagem enganar os clientes, pois logo eles descobrirão a farsa. Também existem uma série de ferramentas na internet para testar os descontos e cupons revelando promoções falsas em que o preço do produto aumenta para cobrir o desconto e acaba ficando com o mesmo preço, mas com cara de promoção.

Cupons funcionam? São seguros?

Felizmente, a tecnologia evolui para garantir direitos aos consumidores e os governos lutam para regulamentar os comércios e serviços que podem acabar por se aproveitarem do consumidor desinformado. Isso garante um uso mais seguro dos cupons de desconto, e o consumidor agradece por isso.

Atualmente os cupons são, em sua maioria, digitais. Não é incomum encontrar códigos QR, cupons fotografáveis e digitais que garantem, via código ou tela do celular, preços baixos e vantagens para com as lojas e fornecedores de serviços. E a grande novidade, que para quem usa os cupons não é novidade de qualquer forma, é que os cupons FUNCIONAM e são seguros em sua maior parte.

Como utilizar os Cupons de Desconto?

CupomOs cupons estão em todos os lugares. Em patrocínios de canais de YouTube, em mensagens de celular de aplicativos de comida, ainda em panfletos e nas mais diversas mídias que se possa imaginar, os cupons se tornaram parte da vida do consumidor e vieram para o bem.

Para utilizar os cupons, geralmente, o ideal a se fazer é seguir os passos e instruções do comércio ou serviço que os promoveu. Isso, pois os cupons funcionam de maneiras muito variadas. Apesar disso os cupons geralmente podem ser utilizados da seguinte forma:

  • Se você recebeu um cupom de desconto o primeiro passo a se tomar é se informar a respeito da promoção. Entre no site da loja ou siga os passos para entender como exatamente a promoção funciona. É comum encontrar promoções atrativas, mas que possuem regras específicas para sua aplicação como um valor mínimo de compra, uma data específica, um tipo de produto ou serviço, ou mesmo um tipo de cliente.
  • Com as informações do desconto frescas na memória, sabendo que o seu caso entra nas regras do cupom, agora é preciso saber como retirar o desconto. As instruções geralmente se encontram juntas e é simples de garantir o desconto.
  • A maioria dos cupons são descontados na hora da realização da compra. Sendo assim, na maioria das vezes, o próximo passo é entrar no aplicativo ou loja e realizar a compra normalmente;
  • Ao final, quando a compra está para ser confirmada, é a hora em que o campo de “Insira um Cupon de Desconto” entra na jogada. Nessa área do aplicativo, site ou loja, é onde você vai inserir o código ou senha do cupom.
  • Se tudo correr como o esperado o valor de desconto do cupom será incluído no valor final total da compra e descontará o quanto prometeu.

Comente