Início » Tutoriais » O que é Cashback? Como funciona, como usar e principais aplicativos

O que é Cashback? Como funciona, como usar e principais aplicativos

O cashback é um serviço bastante conhecido nos Estados Unidos desde 1998, e também tem boa popularidade em outros países. Mas no Brasil chegou apenas em 2011 com a Méliuz, e apesar de diversas empresas oferecerem esse serviço hoje em dia, ele ainda é pouco conhecidos no país.

E você sabe o que é cashback? Então continue acompanhando o texto para saber como funciona esse serviço e quais as principais empresas do ramo.

O que é Cashback?

O que é Cashback?

Em tradução livre cashback significa literalmente “dinheiro de volta”. É um sistema de compras em que o cliente pode recuperar parte do dinheiro gasto em determinadas mercadorias ou serviços.

O retorno varia conforme a empresa ou o aplicativo no qual o consumidor tem cadastro, e costuma acontecer na forma de bônus ou depósito em conta-corrente.

Com os bônus você pode ter descontos em empresas filiadas e receber atualizações sobre promoções pelos aplicativos que utilizam cashback. Já no caso dos depósitos a devolução é transferida para sua conta bancária quando atinge o valor mínimo, que costuma variar de R$ 20 a R$ 30 em benefícios adquiridos.

Como funciona o Cashback?

O sistema funciona de forma parecida aos de programas de pontuação que muitas lojas oferecem. Só que com o cashback ao invés de acumular pontos você recebe seu dinheiro de volta.

O serviço de cashback pode ser disponibilizado tanto por empresas independentes quanto por aquelas que oferecem cartões de crédito. Assim, o sistema pode proporcionar aos consumidores economia em supermercados, restaurantes, postos de gasolina, e vários outros estabelecimentos.

Mas o funcionamento do sistema de cashback varia de acordo com o segmento, ou seja, não é o mesmo em lojas físicas e virtuais.

Cashback em lojas virtuais

Para resgatar os seus benefícios em lojas online, você deve adotar o seguinte procedimento:

  • Faça o cadastro em um site de cashback;
  • Procure no site a loja na qual você quer fazer sua compra;
  • Selecione a loja para ter acesso aos descontos disponíveis;
  • Faça a sua compra.

Quando a transação for efetivada, o crédito estará à sua disposição. Mas é importante apontar que as lojas costumam levar alguns dias para aprovar a compra para a empresa de cashback. E é só depois dessa aprovação que você tem a liberação do crédito.

Cashback em lojas físicas

No caso das lojas físicas, o procedimento é um pouco diferente. Primeiro o varejista precisa ter a máquina específica do programa de cashback em questão. Se for o caso, assim que você confirmar a compra receberá o crédito automaticamente na conta cadastrada no sistema.

Se você utilizar o Méliuz, por exemplo, e comprar em um dos estabelecimentos físicos parceiros da empresa, o procedimento muda um pouco. Nesse caso, basta informar o número do seu celular na hora de efetuar o pagamento. O retorno constará no seu extrato do Méliuz minutos depois disso.

Entretanto, assim como nas lojas online aqui também é preciso aguardar a confirmação para que o crédito seja liberado.

Principais aplicativos de cashback do Brasil

Agora que você já sabe o que é e como funciona esse sistema, vamos conhecer alguns dos principais aplicativos disponíveis:

Aplicativos de Cashback
  • Méliuz: precursora e principal empresa de cashback do país. Tem parceria com mais de 1.600 lojas online e também com estabelecimentos físicos que variam de supermercados até farmácias;
  • PicPay: este é um app com o qual você pode pagar tanto pessoas quanto estabelecimentos. O PicPay funciona como uma espécie de rede social de pagamentos. Você acessa o perfil da pessoa ou do comércio desejado e paga sua conta sem sequer precisar sair de casa;
  • Beblue: junto com o Méliuz, esta é uma das empresas de cashback mais populares e renomadas no país. Mas o Beblue disponibiliza compras com o sistema de cashback apenas em lojas físicas. O sistema aceita cartões de crédito e de débito das bandeiras Visa, Master, Elo e Hipercard;
  • Ame Digital: esta é uma conta digital com a qual você pagar contas, fazer compras e receber parte do seu dinheiro de volta nas lojas parceiras. E ainda pode realizar transferências online entre contas AME apenas usando o QR Code. Assim é possível economizar em taxas de transferências como TED e DOC.

O que você achou do sistema de cashback? Vale a pena? Vai se cadastrar em uma das empresas ou em algum outro site? Deixe o seu comentário!

Comente